A realidade vivida por nosso povo, em especial aqueles que moram nos bairros mais afastados do centro da cidade e os moradores da zona rural ilhas são semelhantes, no que tange, a limpeza e capina.
Os bairros de nossa cidade sofrem de um problema crônico de manutenção de capina e limpeza de forma permanente, isso acontece pelo fato da prefeitura não ter um quadro de servidores que possam atender todo o perímetro urbano, e ao contratar as empresas para fazer essa manutenção, as mesmas para fazerem contenção de despesas contratam menos pessoas do que o necessário, deixando a desejar, por isso é que as limpezas e capinas, aparecem de ano a ano. Já nas ilhas de Abaetetuba onde o rio é a rua do ribeirinho, a realidade não é diferente, pois a limpeza dos furos e igarapés, são raros deixando o povo ribeirinho quase que isolado e sujeito acidentes diversos.
Diante deste quadro é que propomos na Câmara Municipal e foi aprovado um Projeto Indicativo à Prefeita, para que celebre convênio com as associações de bairros do município e com os moradores ribeirinhos, para que eles mesmos possam fazer a limpeza e a capina de suas ruas, furos e igarapés.
Visamos com esta proposta manter os bairros, furos e igarapés limpos e agradáveis, gerar rendas e proporcionar uma atividade de forma continuada, e não mais de período em período.
Nosso mandato vem trabalhando esta proposta desde o governo passado, e seus resultados foram satisfatórios, esperamos que a prefeita tenha sensibilidade e escolha os moradores para executarem esta atividade ao invés de empresas.
O fato de ter no orçamento dotação orçamentária para instituições filantrópicas, facilita a celebração do convênio, basta querer e fazer acontecer.