quarta-feira, 17 de junho de 2009

RUAS, IGARAPÉS E FUROS DE NOSSO MUNICÍPIO


A realidade vivida por nosso povo, em especial aqueles que moram nos bairros mais afastados do centro da cidade e os moradores da zona rural ilhas são semelhantes, no que tange, a limpeza e capina.

Os bairros de nossa cidade sofrem de um problema crônico de manutenção de capina e limpeza de forma permanente, isso acontece pelo fato da prefeitura não ter um quadro de servidores que possam atender todo o perímetro urbano, e ao contratar as empresas para fazer essa manutenção, as mesmas para fazerem contenção de despesas contratam menos pessoas do que o necessário, deixando a desejar, por isso é que as limpezas e capinas, aparecem de ano a ano. Já nas ilhas de Abaetetuba onde o rio é a rua do ribeirinho, a realidade não é diferente, pois a limpeza dos furos e igarapés, são raros deixando o povo ribeirinho quase que isolado e sujeito acidentes diversos.

Diante deste quadro é que propomos na Câmara Municipal e foi aprovado um Projeto Indicativo à Prefeita, para que celebre convênio com as associações de bairros do município e com os moradores ribeirinhos, para que eles mesmos possam fazer a limpeza e a capina de suas ruas, furos e igarapés.

Visamos com esta proposta manter os bairros, furos e igarapés limpos e agradáveis, gerar rendas e proporcionar uma atividade de forma continuada, e não mais de período em período.

Nosso mandato vem trabalhando esta proposta desde o governo passado, e seus resultados foram satisfatórios, esperamos que a prefeita tenha sensibilidade e escolha os moradores para executarem esta atividade ao invés de empresas.

O fato de ter no orçamento dotação orçamentária para instituições filantrópicas, facilita a celebração do convênio, basta querer e fazer acontecer.

S.O.S CASA DOS ESTUDANTES DE ABAETETUBA


O povo de Abaetetuba, desde a posse da nova gestão, vem sofrendo os impactos das mudanças como a exoneração de mais de 600 servidores efetivados no governo do Prof. Luiz Lopes, a não contribuição para o pagamento do transporte dos alunos da UEPa, transporte escolar precário nas ilhas e estradas, troca de servidores efetivos das secretarias das escolas por temporários sem qualificação, troca de responsáveis das escolas municipais em sua maioria pedagogos por temporários com qualificação insuficiente, e agora o desejo voraz da gestora em acabar com as casas dos estudantes, tanto feminina como masculina existentes em Belém.

Foram necessários muitos esforços para conseguirmos reintegrar os servidores exonerados, foi grande a mobilização para garantirmos efetivamente os recursos para o pagamento do transporte dos alunos da Uepa. O Ministério Público impetrando uma Ação Civil Pública em relação ao transporte escolar e as indicações dos secretários de escolas. Porém, vale ressaltar que ganhamos todas as ações que já foram julgadas e ou encampadas.

Agora temos um novo desafio, que é de juntarmos forças com movimentos sociais e buscarmos outros atores sociais, para fazermos os enfrentamentos necessários no intuíto de não permitir que sejam fechadas as casas dos(as) estudantes. Não podemos permitir que direitos a muito garantidos sejam tirados sem o mínimo respeito aos envolvidos direta ou indiretamente.

Em respeito a uma parcela do povo de Abaetetuba que votou e elegeu a nova administração espero sinceramente, que estas posturas sejam revistas, pois já há um grande sentimento de arrependimento, e de nossa parte, lamentos.

Nosso mandato resolveu encampar mais esta luta em prol do povo de Abaeté, mas temos a certeza que nada disso era preciso se houvesse verdadeiramente o desejo da gestão atual de fazer mais e melhor que o antigo gestor.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Um Direito a Conquistar



Licença Maternidade para Servidoras Municipais

Nosso desafio como vereador tem sido muito grande em relação à nossa atuação dentro do parlamento, e o acompanhamento das reivindicações e lutas dos movimentos sociais e sindicais.
Nossa trajetória política tem sido marcada pela defesa permanente dos direitos dos cidadãos abaetetubenses e os da Região Tocantina, na qual atuamos como Conselheiro Estadual Regional, e em especial na luta pela defesa de direitos dos servidores públicos municipais. Não são poucos os requerimentos e leis apresentada por nós, e aprovada pelo conjunto dos vereadores que são de interesse dos servidores. Dentre elas gostaria de destacar: Lei Indicativa que concede percentuais mínimos de concessão de abonos de periculosidade e insalubridade. E mais recentemente no último dia 03 de Junho de 2009, foi aprovada a Lei Indicativa de nossa autoria que amplia a Licença Maternidade das Servidoras Municipais, para 180 (Cento e Oitenta) dias ou 06 (seis) meses, ao apresentar esta lei concederemos a MULHER e a CRIANÇA um direito fundamental.
Cabe a partir de agora, a sensibilidade da Prefeita Francinete Carvalho, o reconhecimento deste direito que tanto a mulher como a criança tem, aos movimentos sindicais resta o acompanhamento e a cobrança.
Já fizemos nossa parte, e se faz necessário que os outros façam as suas.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Lutas Sindicais e a Vitória dos Trabalhadores



Sindicato dos Trabalhadores da Educação e Sindicato dos Trabalhadores da Saúde
A história dos movimentos sociais tem mostrado o quanto, pela sua organização e mobilização, se avançou na conquista de direitos individuais e coletivos. A unificação dos trabalhadores veio por meio da criação dos sindicados, que agregou pessoas, idéias e fortaleceu a luta em defesa de direitos e de uma sociedade mais justa e igualitária para todos, em um período marcado pela opressão e desmando capaz de subjugar toda uma sociedade a viver oprimida pelos interesses do Estado autoritário e ditatorial.
Os tempos mudaram, mas ficaram de forma visível, podendo ser sentidas em nosso cotidiano as conquistas deixadas pela organização dos trabalhadores que unidos foram capazes de mudar a estrutura política da nação brasileira. São inúmeras as vitórias históricas alcançadas pela sociedade, por meio dos movimentos sociais, nas últimas décadas, mas uma merece destaque especial no município de Abaetetuba que teve a frente o Sintepp e o Sindsaude, representantes legítimos dos interesses dos trabalhadores, que cobraram por meio judicial o cumprimento da manutenção dos cargos dos trabalhadores efetivos conquistados por meio de concurso publico, mas que haviam sido demitidos de forma irresponsável e ilegal pela prefeita de Abaetetuba Francinete carvalho, que agora é obrigad a a desfazer a sua atitude arbitraria contra os trabalhadores. Essa é uma conquista que ficara para sempre nos anais da História deste município como mais uma vitória dos trabalhadores frente aos descompromissados com os trabalhadores. Os trabalhadores, ricos de dignidade e compromisso social acreditaram e cobraram e agora recebem os parabéns de todos os brasileiros que confiam e continuam confiando na organização popular como meio de transformação da sociedade.
Parabéns de forma especial e particular ao Sintepp e Sindsaude de Abaetetuba, por suas ações em prol dos servidores públicos, na defesa e conquista de seus direitos, e a todos os seus membros dirigentes e sindicalizados, pela coragem que possuem para realizar os enfrentamentos necessários na defesa dos servidores, por meio de reintegrações, melhorias salariais e trabalhistas, acompanhando a correta aplicação dos recursos públicos em especial o da merenda e transporte escolar. Porém gostaria de citar outros sindicatos que atuam incansavelmente em prol de seus membros e na construção de uma sociedade que valorize os trabalhadores: Z-14, STR, Simetal, dentre tantos outros que se destacam pela sua forma de organização social.
Nosso mandato tem orgulho de ser fruto dessas lutas, e retaguarda de suas ações e conquistas.

Parabéns a todos nós pelas lutas e vitórias.
Avançar é preciso e sempre.