sexta-feira, 22 de maio de 2009

A Importância da Defensoria Pública


Defensoria de Abaetetuba recebe menção honrosa da Câmara do Município
19/03/09
A Câmara Municipal de Abaetetuba, em sessão ordinária realizada no último dia 04 de março deferiu, por unanimidade, votos de congratulações à Defensoria Pública de Abaetetuba pelos trabalhos desenvolvidos nas questões referentes aos servidores públicos do município.
A homenagem foi idealizada pelo Vereador Vanildo Silva Maciel (Pipico), que reconheceu na Defensoria Pública um órgão importante na preservação dos direitos aos cidadãos abaetetubenses. “O mérito concedido à Defensoria Pública foi o reconhecimento do excelente trabalho que a Instituição vem prestando para a sociedade abaetetubense. Aqui em Abaetetuba, ao contrário do que observamos nos noticiários sobre as outras Defensorias Públicas Brasileiras, há uma celeridade no atendimento, o que gera um grande êxito no resultado dos serviços prestados”, destacou o Vereador Vanildo.
A 4ª Regional de Abaetetuba possui atualmente uma equipe de 5 (cinco) defensores públicos: José Adaumir Arruda da Silva (Coordenador da Regional), Arthur Corrêa da Silva Neto (Coordenador da Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente-NAECA), Gena de Jesus Farias, Juraci de Sousa Cordovil e Luciana Santos Filizzola Bringel, que desenvolvem o seu trabalho com o apoio de mais 5 (cinco) servidores públicos, sendo 1 (um) da própria Instituição e os outros cedidos pela Prefeitura Municipal.
Em média, a Defensoria de Abaetetuba atende cerca de 350 pessoas ao mês, destacando-se os atendimentos de ação de alimentos; investigação de paternidade; ação de retificação; ação de reintegração de posse; ação de guarda; direitos de visita e defesa de processos; tanto no criminal quanto em relação a atos infracionais.
De acordo com o Coordenador da 4ª Regional, Defensor Público José Adaumir Arruda: “A Defensoria está seguindo as diretrizes elaboradas no Planejamento Estratégico da Instituição, procurando sempre atuar com maior celeridade na prestação de seus serviços aos assistidos. Embora com um número ainda reduzido de defensores públicos, nós estamos fazendo um trabalho integrado para atender todas as demandas do município”.
Esta menção honrosa nos incentiva a aprimorar mais os nossos serviços, procurando sempre atender aos anseios da sociedade e concretizá-los por meio de ações e conciliações, visando a pacificação social e a garantia dos direitos de cada cidadão assistido pela Defensoria Pública, assegura o Coordenador do NAECA, Arthur Corrêa da Silva Neto.
Matéria: Gilla Aguiar
Fotos: Kim Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário