terça-feira, 29 de setembro de 2009

GOVERNO X GOVERNO

Quais foram os reais motivos que levaram o PSDB Abaetetubense à disputa eleitoral de 2008 em nosso município e quais os motivos da atual prefeita a se candidatar? Quais expectativas tinham os que apostaram e votaram nela?
Será que, hoje, no município estão se concretizando as promessas de mudança, de realização de obras públicas, de transparência administrativa, de ética? Será que seus eleitores estão satisfeitos de seus governantes?
Desde os primeiros meses do atual Governo Municipal, importantes integrantes do PSDB ensaiaram uma crise institucional na SEMEC na tentativa frustada de derrubar o secretário. Logo, montaram mais uma estratégia para derrubar os secretários dos 1º Secretários de Saúde e de Obras. Estes caíram por deixar sombras suspeitas em suas respectivas atuações administrativas. Estas crises se deram sob a ótica de desgoverno.
Os conflitos intra-partidários do PSDB estão atrelados aos conflitos intragovernamentais. A atuação desastrosa, ilícita e ilegal do grupo político que atua na gestão municipal (desvio de combustível, licitações fraudulentas e incorretas, desmandos de poder) é consequência da incompetência administrativa dos que foram presenteados com cargos, sem terem as mínimas condições de assumir as direções, para as quais foram irresponsavelmente designados.
A Prefeitura Municipal compra e contrata serviços de empresas ligadas a pessoas no poder ou com cargos comissionados.
Por último, merece destaque especial o conflito instalado dentro do próprio governo e sua base aliada no que tange a Saúde municipal.
Percebemos com clareza os fatos ocorridos e os conflitos de interesses instalados na pasta da Saúde. A liberação de cheques sem fundo são de domínio público. Somos e nos assumimos oposição política com olhar responsável diante dos fatos e das irregularidades administrativas, que vêm ocorrendo naquela pasta.
Sabemos da complexidade de gerir a Saúde municipal. Denunciamos o desvio de combustível cometido por servidores efetivos, ligados ao grupo político da prefeita, por denúncia também apresentada por um dos membros (Servidor efetivo) integrante do seu grupo político eleitoral.
Os responsáveis pelas irregularidades administrativas, após as denúncias, foram afastados dos cargos de chefia e, segundo informações, estão respondendo a processo administrativo nos termos da lei. Isso é louvável! Porém, os escândalos não param por aí.
Problemas contábeis e financeiros levaram à queda de mais um membro do grupo político da prefeita. Depois foi mais um; mais uma e, por fim, uma guerra entre apadrinhados políticos eleitorais e alguns vereadores da base aliada contra a Gestora da pasta da Saúde. Isso feriu os interesses de muita gente graúda.
Como oposição política evitamos de nos meter na briga interna das fações no governo, haja vista que, até então, não tínhamos e não temos nada de comprovado contra a gestora, salvo o atraso salarial. Dentro de nossas limitações legais, acompanhamos e intervimos neste assunto com o propósito de encontrar uma resolução junto ao sindicato das categorias envolvidas.

Nos últimos dias, com a renúncia da Secretária Municipal de Saúde e diante das pressões intra e extra governo, puxadas pelo grupo político da prefeita, ocorreu o fechamento desta guera 'amiga'.
Em menos de nove meses, assistimos à troca de 03 secretários do governo municipal e a muitos desentendimentos dos grupos no poder. Os conflitos de interesses, ocasionaram instabilidade política e administrativa, sendo que seus reflexos são percebidos por todos os munícipes. Inevitavelmente, tudo isso traz e ocasiona prejuízos para o nosso povo em termos de qualidade dos serviços públicos.

SÃO SALUTARES SOMENTE AS MUDANÇAS QUE VEM PARA MELHORAR A VIDA. Infelizmente, a prefeita perdeu a rédea de sua administração, que está sendo conduzida por terceiros. Isto, também, era de se esperar.
O velho ditado nos alerta que: QUEM NÃO SABE ONDE QUER CHEGAR, NÃO CHEGA A LUGAR NENHUM.

Um comentário:

  1. pipico eu acho que voce que pretende com certeza se lançar em voos mais altos na vida pública sempre na defesa dos interesses da classe trabalhadora de modo geral e, claro, com especial dedicação aos trabalhadores (aqui também os futuros trabalhadores que hoje se esforçam na vida estudantil), deve nos ajudar a lenvatar a bandeira da defesa por melhores condições de ensino e de acesso ao ensino. aqui eu deixo o recado com especial ênfase em relação às formas de acesso ao ensino superior, com olhos aos financiamentos estudantis. Pesso a você meu caro pipico para nos ajudar na luta por melhores condições de financiamentos, na criação de projetos que sempre melhorem a acessibilidade do estudante de classe baixa ao ensino superior, e claro sempre no fortalecimento das políticas públicas afirmativas já existentes.

    ResponderExcluir